quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Ocupação Martins Fontes



Para quem tem curiosidade de saber como são as ocupações de moradia na cidade de São Paulo vistas por dentro; Fotos feitas na ocupação Martins Fontes, que se encontra no centro.


 As instalações de luz e água são os chamados "gatos", a energia elétrica funciona apenas na parte da noite. Famílias dividem o mesmo ambiente, muitas vezes por apenas um lençol. É incrível como vivem em uma verdadeira comunidade. Onde todos respeitam os poucos bens do outro.


Quase todos trabalham, outros ajudam nas funções comuns da ocupação(normalmente pessoas de idade ou mulheres), como preparo da comida, limpeza e controle da portaria. Existem regras rígidas quanto a horários de entrada e saída da ocupação.




Podemos dizer que são verdadeiros super-heróis do cotidiano. Lutando por seus direitos e mesmo assim tendo seu grito abafado. Quem está confortável com a situação política do país e do mundo, notoriamente não enfrenta e não se considera parte desse tipo de luta.

 Todos os moradores estão ligados a algum movimento de moradia, dizer que se encontram nessa situação por serem vagabundos demonstra total desinformação sobre o caso. Alguns acreditam que essas pessoas estejam nessas condições por não trabalharem o suficiente,  não por um sistema educacional excludente, e um sistema monetário que cria o sadismo de possuir para que o próximo não possua. Tecnologias parecem pagar o preço de uma população faminta.










 Falta de trabalho é o que menos existe nessa ocupação, o problema é que são "subempregos", que não garantem ao individuo por mais batalhador que seja, uma ascensão social.



  A questão ultrapassa fronteiras políticas, e entra na questão de humanidade e valores invertidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem uma opinião sobre o tema? Então comente e bora debater de maneira sadia!