quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A atribuição de valor e a absolutização da ignorância.



O modo de consumo transformou-se em estritamente material, deixando de lado o valor orgânico dos produtos, levando em conta apenas seu valor atribuído. A problemática da atribuição de valores, é que não só atribui-se aos bens de consumo mas também aos consumidores, por possuí-los ou não.


Para aqueles que nunca estão
satisfeitos com o comum.
Vodka- O. Paixão por Pureza.
O ser social tem seu pensamento influenciado por fatores externos como o meio, crenças e ideias morais comuns a sua sociedade. O consumismo faz parte desse consciente coletivo (acrítico, antidialógico, tendencioso), e este é uma boa forma de controle de massas, propagando ideologias e desejos de consumo.

Ninguém te força a comprar um Iphone, mas esse desejo é absorvido pelo status(valor atribuído) que possuí-lo representa. Ferramentas como o marketing e a propaganda servem justamente para criar esses desejos na sociedade. Nitidamente essa relação é muito mais vantajosa às classes mais altas pelo diferenciado acesso ao capital, e tem padrão de vida e consumo admiradas pelas demais




A tônica de nossa convivência é o consumo, adequar-se a moda, status, diferenciar-se pelos bens, o maior, o mais vistoso e mais poderoso. Ocorre um processo de massificação social comportamental.

Quem atribui os valores (convertidos em status) na sociedade, é a classe dominante. O consumismo é a vontade produzida, embalada com a chancela de necessidade e vendida como forma de opressão.



A união da consciência coletiva com ferramentas que criam e manipulam desejos a serem inseridos nesta, somadas a baixa instrução presente no país geram a absolutização da ignorância. Que facilita a adesão a ideologias dominantes e a apatia de um povo.

O avanço tecnológico não condiz com o nível de consciência que a sociedade demonstra. Que se mostra apática ao conhecimento em si. Servindo para que a dinâmica da sociedade mantenha-se, demonstrando atrofiamento da capacidade reflexiva, onde parece não ser capaz de se imaginar uma realidade diferente à do comportamento homogêneo.Uma verdadeira deterioração social.

A estrutura do processo vital da sociedade só pode desprender-se no dia em que for obra de homens livremente associados, submetida a seu controle consciente e planejado.

Um comentário:

Tem uma opinião sobre o tema? Então comente e bora debater de maneira sadia!